RAHOWA ou Racial Holy War é um termo que faz referência a uma guerra racial ou, mais precisamente, uma Sagrada Guerra Racial. Grupos Neonazistas, a exemplo do Creativity Movement, acreditam que para se libertar do Governo Sionista eles deveriam travar uma guerra contra esse sistema. Após essa batalha racial surgiria um mundo racialmente puro.
O termo RAHOWA foi criado por Ben Klassen (1918-1991), fundador e líder do Creativity Movement durante os anos de 1970. Tal concepção se assemelha às ideias nazistas que acreditavam que a Segunda Guerra Mundial era um conflito entre raças e povos e que, nesse caso, a superioridade da raça ariana em relação às demais daria a vitória à Alemanha. Neste caso, a concepção de superioridade racial se estenderia ao que Klassen e outros líderes neonazistas entenderiam por raça branca. No caso específico do Creativity Movement, essa guerra racial tinha caráter sagrado já que a Church of the Creator tinha uma proposta de ser uma religião racial.
Além do Governo Sionista, a RAHOWA também teria como inimigos os negros, judeus, homossexuais e demais pessoas que não se qualificavam dentro dos padrões adotados por Klassen e seus simpatizantes. Após a RAHOWA, um governo da raça branca seria estabelecido. O Creativity Movement via com simpatia o modelo de Apartheid vigente na África do Sul de 1948 a 1994, mas não há como afirmar se esse seria o modelo adotado em uma distopia na qual a RAHOWA acontecesse.
A RAHOWA é um dos elementos que inspirou atos de terrorismo cometidos por neonazistas principalmente nos anos de 1980 e 1990, compondo o imaginário neonazi norte-americano, a exemplo de obras como The Turner Diaries. Grupos como o Creativity viam em skinheads neonazistas e em veteranos de guerra um público ideal para introduzir teorias racistas e ideais de guerra racial.
Diego Leonardo Santana Silva
Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS)
Referências Bibliográficas:
BELEW, Kathleen. Bring the War Home: The White Power Movement and Paramilitary America. Estados Unidos: Harvard, 2018.
Creativity Movement. Southern Poverty Law Center. Disponível em: https://www.splcenter.org/fighting-hate/extremist-files/group/creativity-movement-0. Acesso em 25 de Mar. 2021.
RAHOWA. Anti-Defamation League. Disponível em: https://www.adl.org/education/references/hate-symbols/rahowa. Acesso em 25 de Mar. 2021.
Como citar?
SILVA, Diego L.S. RAHOWA. In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/03/25/rahowa/> Verbete da Enciclopédia.