Pular para o conteúdo

Entempo

Movimento de Resistência Africâner (AWB)

    O Movimento de Resistência Africâner – Afrikaner Weerstandsbeweging (AWB) em africâner, ou African Resistance Movement em inglês – é um grupo separatista sul-africano de inspiração neonazista fundado por Eugène Terre’Blanche (1941-2010) em 1973. Ele surgiu como uma reação às reformas instituídas pelo governo sul-africano durante o Apartheid (CLARK, WORGER, 2011 p. XXII). Seu principal objetivo é a criação de uma república bôer independente e sua inspiração ideológica é proveniente do neonazismo e dos ideários do Apartheid.

    A Bandeira do Movimento de Resistência Africâner AWB. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/60/Flag_of_the_Afrikaner-Weerstandsbeweging.svg/800px-Flag_of_the_Afrikaner-Weerstandsbeweging.svg.png

    O AWB foi responsável por atos violentos contra os opositores da Apartheid, a exemplo do assassinato de Chris Hani, um dos líderes da luta contra o regime segregacionista, em 1993 (CLARK, WORGER, 2011 p.117). Seu símbolo é composto por uma bandeira semelhante à bandeira do Partido Nazista com o Triskele no lugar da suástica. Este símbolo tem origem na Europa pré-cristã e possui algumas variações com sua versão mais popular representando três pernas humanas (TRISKELE, 2021). Há também a interpretação que o Triskele se refere ao número 777 que em sua interpretação bíblica remete ao ideário de perfeição.

    Essa organização se relaciona com outros movimentos de extrema-direita como o grupo de skinheads neonazistas o Blood & Honour. Neste caso em particular, o Blood & Honour também adota o Triskele como um de seus símbolos e demonstram simpatia ao ideário e as ações do AWB. Como o Blood & Honour é composto por skinheads neonazis de várias partes do mundo não é surpreendente a existência desta relação. Além disso pela sua antiguidade e relevância, o AWB acabou se tornando um movimento de referência para outras organizações neonazistas.

    Diego Leonardo Santana Silva
    Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS)

    Referências Bibliográficas:

    CLARK, Nancy L. WORGER, William. South Africa: The Rise and Fall of Apartheid. Second Edition. London: Routledger. 2011.

    Triskele. Anti-Defamation League. Disponível em: <https://www.adl.org/education/references/hate-symbols/triskele>. Acesso em 23 de mar. 2021. ]

    Sobre a Imagem: A Bandeira do Movimento de Resistência Africâner AWB é semelhante à do partido Nazista com o Triskele substituindo a Suástica. Este símbolo é compartilhado por grupos neonazistas de todo o mundo. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/60/Flag_of_the_Afrikaner-Weerstandsbeweging.svg/800px-Flag_of_the_Afrikaner-Weerstandsbeweging.svg.png

    Como citar?

    SILVA, Diego L.S. Movimento de Resistência Africâner (AWB). In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/03/25/movimento-de-resistencia-africaner-awb/> Verbete da Enciclopédia.