Pular para o conteúdo

Entempo

Cibercultura X Ciberespaço

    A Internet surgiu por volta dos anos 1968. Inicialmente era conhecida como ARPANET, um projeto de rede de processamento de comunicações da agência norte-americana ARPA (Advanced Research Projetcs Ange). A princípio, tratava-se de um mecanismo de comunicação interna a serviço das operações de defesa. Posteriormente, em 1983, nasceu a Internet propriamente dita, disponível a população em geral após um desligamento de seu uso exclusivo de inteligência militar (FARINÓS, 2002).

    Ciberespaço. Origem: https://pixabay.com/en/cyber-attack-virus-protection-1654709/ cópia arquivada Autor: Kai Stachowiak. Imagem retirada de: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/Cyber.jpg?uselang=pt

    Praticamente quase tudo pode ser feito pela Internet, ou ao menos está disponibilizado por ela: comprar, vender, investigar, se comunicar, armazenar e veicular informações diversas, namorar, casar, dentre outras. Em vista das tantas possibilidades existentes nesta ferramenta de comunicação e interação humana, a cibercultura e o ciberespaço, influenciam significativamente as práticas humanas hoje.

    Pierre Lévy define ciberespaço como “um terreno onde está funcionando a humanidade hoje” (2009 p.1). Um lugar, por assim dizer, de interação humana de aspectos múltiplos e variados, que vai desde a troca de informações de diversos tipos: comunicação oral e escrita, imagens, sons, textos, etc, à produção, armazenamento e distribuição de memórias, através de uma rede cibernética. (LÉVY, 2009).

    O espaço cibernético enquanto ferramenta de comunicação é muito mais eficaz e rápido do que os meios de comunicação mais comuns: televisão, rádio, imprensa e telefone. O ciberespaço, além de proporcionar interação coletiva, pode fazê-lo de forma rápida e simultânea.

    A comunicação no ciberespaço ultrapassa os limites de um diálogo, no que se refere à manipulação de textos ou hipertextos, e a absorção de discursos. Ele oportuniza aos usuários a idéia e prática de que toda leitura é uma escrita em potencial. O texto de um autor pode ser modificado por outro. Dessa forma, os textos ou hipertextos podem pertencer a autores coletivos, que o transformam continuamente. O ciberespaço então é um lugar essencial de comunicação humana e de pensamento humano.

    Em termos simples, a cibercultura é um arcabouço de práticas humanas no terreno virtual. O ciberespaço é o local, ou seja o terreno virtual, em que se pratica a cibercultura. Através da Internet, a comunicação globalizou-se, gerando estreitamento nas relações sociais, políticas e econômicas. Esse estreitamento gerou uma dependência desta rede conectiva pelassociedades, como os serviços públicos, as operações financeiras, a máquina de controle estatal etc.

    Apesar das facilidades de comunicação e difusão do conhecimento através da cibercultura é necessário cautela no seu manuseio. A Internet pode também constituir um imenso campo de problemas e conflitos de caráter social, político e econômico, aos quais, ainda não há nenhuma perspectiva de solução global.

    Karla Karine de Jesus Silva
    Mestra em História Pela Universidade Federal de Sergipe

    Referências Bibliográficas:
    FARINÓS, Ángel Martínez de Velasco. Las Orígenes de Internet. Disponível em: http://hispanianova.rediris.es/general/articulo/024/art024htm acesso 17 de dezembro de 2009.

    LÉVY, Pierre. A emergência do cyberespaço e as mutações culturais. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/direitosglobais/paradigmas/pierrelevy/emerg.html acesso 18 de dezembro de 2009.

    LÉVY, Pierre. O universal sem totalidade, essência da cybercultura. Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/36.rtf acesso 18 de dezembro de 2009.

    MARKUN, Paulo. Programa Roda Viva: Entrevista a Pierre Lévy sobre cibercultura e inteligência coletiva. Disponível em: acesso 17 de dezembro de 2009.

    Como citar?

    SILVA, Karla K.J. Cibercultura X Ciberespaço. In: ENTEMPO: Enciclopédia Eletrônica da Intolerância, dos Extremismos e das Ditaduras no Tempo Presente. Sergipe: Getempo, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.getempo.org/2021/03/02/cibercultura-x-ciberespaco/ . Acesso em:
    Verbete da ENTEMPO.