Ahmed Rami nasceu em Marrocos, em 12 de dezembro de 1946. Mulçumano, foi Tenente do exército marroquino e participou do golpe militar de 1971, que objetivava derrubar o poder do Rei Hassan II e estabelecer uma república no Marrocos.
Com o fracasso do golpe, Rami pediu asilo na Suécia onde vive atualmente em Estocolmo. Em 1987 fundou a estação de rádio Radio Islam, que sofreu várias interdições judiciais devido à acusação de anti-semitismo e crime de ódio. Em 1996 criou o portal Radio Islam.
O site tem sido um meio em que Ahmed Rami utiliza para veicular propaganda anti-semita, apresentar apoio a causa palestina, atacar o governo marroquino e promover artigos e espaço de debates para neonazistas. Conhecido revisionista usa o portal também para disseminar a teoria de que o Holocausto é uma invenção sionista.
Rami publicou livros como: O que é Israel? (1988), Uma vida de liberdade (1989), Poder de Israel na Suécia (1989), Caça às bruxas judaica na Suécia (1990) e Pensamentos tabus (2005). A maioria destes é de conteúdo anti-semita.
Karla Karine de Jesus Silva
Mestra em História pela Universidade Federal de Sergipe
Como citar?
SILVA, Karla K. J. Ahmed Rami. In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/04/22/ahmed-rami/> Verbete da Enciclopédia.