Samir bin Zafar Khan (1985-2011) foi um extremista islâmico integrante da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) que se destacou por produzir materiais jihadistas digitais em língua inglesa. Apesar de ter nascido no Iêmen, passou parte significativa de sua vida nos Estados Unidos; foi na cidade de Charlote, na Carolina do Norte, que ele se radicalizou através de fóruns virtuais e criou, aos 23 anos de idade, a revista independente Jihad Recollections em 2009. Ele imigrou para o Iêmen em outubro do mesmo ano.
Como integrante da AQPA, Khan foi o responsável pela criação e edição dos sete primeiros números da Inspire Magazine, além de um reconhecido defensor da “jihad midiática” – ramo da jihad especializado na produção de material para divulgação e que enxerga tal atividade com importância igual às frentes armadas. A justificativa para tal defesa estava em conseguir novos adeptos para causa defendida e pela possibilidade oferecida pelas mídias de tornar a Al-Qaeda transcendental, de modo que, segundo o jihadista: “as ideias confiáveis que trazemos é o que mais os intimida. Pessoas são suscetíveis, mas ideologias são a prova de balas com tempo de vida excepcional” (KHAN, 2011: p. 08. Tradução nossa).
O jihadista foi morto aos 25 anos em 30 de setembro de 2011, durante o mesmo ataque que assassinou Anwar al-Awlaki.
Katty Cristina Lima Sá
Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Referências Bibliográficas:
COUNTER EXTREMIS PROJECT. Samir Khan. Counter extremism Project, s.d . Disponível em: < https://www.counterextremism.com/extremists/samir-khan> Acesso em 20 de março de 2021.
KHAN, Samir. The media conflict. In: Inspire Magazine – The greatest special operation of the all time, nº 07, setembro de 2011, p. 08-11.
Como citar?
Sá, Katty C.L. Samir Khan . In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/04/05/samir-khan/>. Verbete da Enciclopédia.