Pular para o conteúdo

Entempo

Ska

    Gênero musical que teve sua origem na Jamaica, no final da década de 1950, associando ritmos caribenhos como o mento e o calipso e norte-americanos como o jazz e jump blues. Foi o precursor do rocksteady e do reggae. Suas letras traziam mensagens de insatisfação, abordando temas como marginalidade, discriminação e o cotidiano da classe trabalhadora.

    A primeira geração do ska surgiu entre 1958 e 1963, período em que diversas bandas jamaicanas, entre as quais se sobressai The Skatalites, se encarregaram de popularizar o novo estilo musical e estendê-los por toda ilha. Naquela época, o ska tinha duas características principais: a forma intensa como era dançado e o fato de que seus principais adeptos eram os “rude boys” (“meninos rudes”), que não eram bem-aceitos pela sociedade devido a seus enfrentamentos com a polícia e ao consumo excessivo de maconha.

    Durante a década de 1960, em virtude da independência da Jamaica, muitos jovens jamaicanos migraram para a Grã-Bretanha, em busca de trabalho, e com eles levaram sua música, que obteve grande sucesso entre os ingleses. A partir disso, o ska se alastrou por toda a Europa, conquistando um número cada vez maior de simpatizantes.

    A segunda geração do ska ocorreu no final da década de 1970, como o surgimento do movimento punk e a revitalização do movimento skinhead. Essa nova onda musical lutava contra a segregação racial. A terceira geração, por sua vez,  surgiu no final da década de 1980, com uma forte influência do punk rock, o que deu origem ao chamado skapunk, skacore.

    Luyse Moraes Moura
    Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe

    Como citar?

    MOURA, Luyse M. Ska. In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/04/22/ska/>. Verbete da Enciclopédia.

    Marcações: