O número “18” faz parte de uma linguagem particular adotada por grupos neonazistas, onde os números indicam a localização da primeira letra das palavras do alfabeto. O número 1 remete a primeira letra do alfabeto (A), enquanto o número 8 representa a oitava letra (H), formando então “AH=Adolf Hitler”, uma referência ao personagem de maior importância do movimento nazista. No universo simbólico dos movimentos neonazistas, os números são utilizados como ferramentas de comunicação entre seus membros e como forma de disseminar ideais extremistas, visto que, eles codificam mensagens de cunho racista, revisionista e antissemita, e dificultam o entendimento dos não-adeptos da ideologia nacional-socialista.
Luyse Moraes Moura
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe
Referências Bibliográficas:
SALAS, Antonio. Diário de um skinhead: um infiltrado no movimento neonazista. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Planeta, 2006.
SALEM, Helena. As Tribos do Mal – O Neonazismo no Brasil e no Mundo. São Paulo: Editora Atual, 1995.
Como citar?
MOURA, Luyse M. 18 – AH. In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/04/22/18-ah/>. Verbete da Enciclopédia.