White Power ou supremacia branca, é uma ideologia racista que acredita na superioridade da raça branca e busca fundamentações para esta crença. Tendo esta ideia em vista, os adeptos deste pensamento acreditam que o poder político e social deve permanecer nas mãos dos brancos, excluindo as outras raças de participações nestes âmbitos.
De certa forma, busca antagonizar com com o Black Power, movimento em defesa dos direitos dos negros nos Estados Unidos iniciado na primeira metade do século XX. Trata-se, portanto, de uma interpretação da cultura branca, herdeira da história dos ancestrais europeus, que encontrou espaço, primeiro nos EUA enquanto crescia, desde o fim do século XIX, seitas racistas como a Ku Klux Klan para, depois, se espalhar pelo restante do mundo. Por meio das premissas do White Power, os brancos buscam empoderamento sob a falsa justificativa de que sua raça está sendo ameaçada pela migração, pelas culturas orientais, latino-americanas e qualquer uma que não seja hereditária da cultura europeia.
Pedro Carvalho Oliveira
Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá
Como Citar:
OLIVEIRA, Pedro C. White Power. In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/04/21/white-power/>. Verbete da Enciclopédia.