Pular para o conteúdo

Entempo

Rock Against Communism (RAC)

    RAC é a sigla para Rock Against Communism, ou Rock Contra o Comunismo. Trata-se do principal movimento musical criado pelos conjuntos musicais neonazistas, demonstrando toda a aversão destes grupos ao rock usado para divulgar ideias progressistas, como o punk e reaggae, os quais classificavam genericamente como comunistas. O nome do movimento se refere também à forma como os skinheads neofascistas atribuem a tudo que não é parte de seu mundo ideal como comunismo. De uma maneira geral, as bandas desse gênero possuem canções que evocam o racismo, a violência contra as minorias e o ódio aos comunistas.

    Rock Against Communism símbolo. Imagem retirada de: https://www.adl.org/education/references/hate-symbols/rock-against-communism

    Pedro Carvalho Oliveira
    Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá

    Saiba Mais:

    OLIVEIRA, Pedro C. O som do ódio: uma história do rock neofascista e dos neofascismos no tempo presente. Curitiba: CRV, 2018.

    Como citar?

    OLIVEIRA, Pedro C. Rock Against Communism (RAC). In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/04/21/rock-against-communism-rac/>. Verbete da Enciclopédia.

    Marcações: