Nascido em 11 de Agosto de 1957, em Lancashire, na Inglaterra, foi o vocalista da banda neonazista Skrewdriver, fundador da Blood & Honour e um dos mais famosos skinheads neonazistas ingleses. Esteve ligado ao movimento National Front na Inglaterra – engajado na arregimentação de diferentes grupos de extrema-direita – e a grupos neonazistas como o Combat 18, para quem fornecia dinheiro através da realização de shows e venda de produtos musicais.
Também lançou muitos discos em carreira solo e participou de outras duas bandas (The Klansman e White Diamond), ambas pertencentes ao movimento White Power. A princípio, Ian e a sua banda Skrewdriver (em português, “Chave de fenda”, nome dado à banda por simbolizar o mundo operário), com a qual ficou mais conhecido, estavam ligados à subcultura punk, que era contrária à doutrina nazista e à extrema-direita em geral, até que Stuart e sua banda passaram a adotar discursos xenofóbicos e racistas em suas músicas. Ian Stuart morreu em 1993, vítima de um acidente de carro. É visto até hoje como mártir do movimento e símbolo do Blood & Honour.
Pedro Carvalho Oliveira
Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá
Saiba mais:
OLIVEIRA, Pedro C. O som do ódio: uma história do rock neofascista e dos neofascismos no tempo presente. Curitiba: CRV, 2018.
Como citar?
OLIVEIRA, Pedro C. Ian Stuart Donaldson. In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/04/21/ian-stuart-donaldson/>. Verbete da Enciclopédia.