A Metapedia (www.metapedia.org) é uma enciclopédia eletrônica em formato Wiki que está disponível em dezenas de idiomas. Além da formatação, outra importante característica da Metapedia é sua abordagem historiográfica baseada no Revisionismo Negacionista. Seu o slogan “Enciclopédia Alternativa” explicita um dos seus objetivos que é apresentar uma versão alternativa e revisada da história.
A palavra Metapedia tem origem no grego, de modo que “meta” significa “exterior” e o “pedia” deriva de “Paideia” que denota ‘enciclopédia’. A ideia de apresentar uma versão “para além de algo” é uma característica marcante em abordagens embasadas no revisionismo negacionista. Sua abordagem histórica, social e cultural é construída a partir de princípios que partem da revisão do Holocausto, da Segunda Guerra Mundial, do fascismo e de seus líderes, principalmente Adolf Hitler. Desse modo, nos verbetes da Metapedia encontramos versões diferentes para esses itens. O Holocausto, por exemplo, passa a ser uma propaganda de guerra, a Alemanha não possui nenhuma culpa na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a compreensão do que seria o fascismo é modificada, e seus líderes se tornam defensores do povo que foram vítimas das propagandas do Governo Sionista. Além disso, personagens ligados ao comunismo como Karl Marx e Vladimir Lenin ganham identidades e nomes diferentes, sendo apresentados como agentes em prol da dominação sionista.
Iniciativas como a Metapedia fazem parte do projeto de reconstrução historiográfica da extrema-direita que, apropriando-se de características do ciberespaço como a facilidade de uso e capacidade global de alcance, inundaram a internet com iniciativas desse tipo. A Metapedia se insere em um conjunto de portais de extrema-direita que atuavam juntos e se interconectavam. Por um tempo, a Metapedia era indicada na página inicial do Portal Ciudad Libre Opinión servindo como referência para obtenção de conteúdo fazendo dela uma espécie de “Wikipédia da extrema-direita”.
Diego Leonardo Santana Silva
Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS)
Referências Bibliográficas:
MAYNARD, Dilton C.S. Escritos Sobre História e Internet. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011.
SANTANA, Diego Leonardo. MAYNARD, Dilton. O Portal Metapedia: revisionismo histórico e negacionismo no tempo presente. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, n. 11, dez. 2017, p.23-41. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/31586/22482
SILVA, Diego L.S. Sobre o Negacionismo no Ciberespaço: A “Enciclopédia Altenativa” Metapedia e sua proposta de educação histórica. Dissertação (Mestrado em Educação). Núcleo de Pós Graduação em Educação , Universidade Federal de Sergipe, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS-2_5ef6cb0e46cc4407831831293b6a46d8
Como citar?
SILVA, Diego L.S. Metapedia. In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/03/25/metapedia/> Verbete da Enciclopédia.