Um fanzine é uma publicação impressa ou digital, geralmente em forma de revista voltada para a divulgação de um determinado evento ou atividade. Geralmente produzidas por fãs e abordando um tema único, os fanzines possuem gêneros variados indo desde a ficção científica, histórias em quadrinhos, personagens, divulgação de eventos entre outros.
Por sua maleabilidade, os fanzines foram uma mídia impressa popular na segunda metade do século XX. O termo tem origem no inglês fanatic magazine e sua construção geralmente é feita de maneira coletiva e tem por objetivo informar seus leitores da temática ali escolhida. Durante muitos anos, os fanzines foram um dos principais, se não o principal meio de divulgação das atividades de grupos punks, skinheads e de demais subculturas nas décadas de 1970 a 1990. Seu uso também foi feito por grupos de skinheads neonazistas como o Blood & Honour, que possuía um fanzine de mesmo nome e o utilizava para a divulgação das atividades dos expedientes musicais de bandas de rock neofascista como o Skrewdriver, No Remorse e Brutal Attack.
Em muitos casos, o seu modo de produção é amador, o que permite aos seus produtores criar seus fanzines com as características desejadas sem se preocupar com um modelo preestabelecido. Além disso, os fanzines também buscam se comunicar com o seu público, de modo que alguns deles possuem assinantes e divulgam mensagens e cartas de seus leitores, tornando os fanzines uma produção coletiva.
Atualmente, os fanzines também podem ser produzidos em mídia digital, embora, com o advento da cibercultura, muitas das iniciativas antes realizadas por fanzines acabam se manifestando através de blogs, sites e perfis em redes sociais. Devido suas características, tal como a facilidade de produção e a objetividade em transmitir a mensagem desejada, os fanzines se tornam fontes importantes para o estudo das atividades de grupos de skinheads neonazistas principalmente nos grupos dos anos de 1970 a 1990, período em que a produção de conteúdo nesse formato era mais popular.
Diego Leonardo Santana Silva
Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS)
Referências Bibliográficas
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
SILVA, Diego L.S. Sobre Fanzines e Neonazismo: reflexões sobre a Blood & Honour Magazine (1987-1990). Boletim Historiar, Sergipe, v. 6 n. 3 (2019): ISSN 2357-9145, p. 22-31, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar/article/view/12645
Como citar?
SILVA, Diego L.S. Fanzine. In: ENTEMPO Enciclopédia Eletrônica do Tempo Presente. Aracaju: Getempo. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/03/25/fanzine/> Verbete da Enciclopédia.