Pular para o conteúdo

Entempo

Atentado de Oklahoma

    Destroços do Edifício Federal Alfred P. Murrah, no centro de Oklahoma City, estado de Oklahoma. Imagem retirada de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oklahomacitybombing-DF-ST-98-01356.jpg

    Em 19 de abril de 1995 aconteceu um dos maiores atentados terroristas em solo norte-americano em toda a história. O Atentado de Oklahoma, como este evento ficou conhecido, foi orquestrado por Timothy McVeigh (1968-2001) e Terry Nichols e deixou 168 mortos e mais de 600 feridos.

    Este evento se insere no contexto dos atos extremistas e de terrorismo cometidos por supremacistas brancos norte-americanos em território local. É válido lembrar que os anos de 1990 foram uma época na qual houve um crescimento da chamada “Cultura do Ódio” nos Estados Unidos e de ascensão de políticas da extrema-direita radical. Além disso, grupos supremacistas brancos costumavam recrutar ex-militares norte-americanos com traumas de guerra para seus quadros. McVeigh e Nichols eram dois ex-veteranos de guerra que integravam grupos supremacistas brancos embasados por teorias conspiratórias e por toda uma literatura extremistas que pregava uma revolução racial e acreditavam que o governo norte-americano era composto por sionistas e socialistas que queriam destruir a raça branca.

    Inspirados nos escritos do livro The Turner Diaries (O Diário de Turner) os autores enviaram um caminhão repleto de explosivos que foi detonado próximo ao Edifício Federal Alfred P. Murrah, no centro de Oklahoma City, capital do estado de Oklahoma. Essa obra foi publicada em 1978 e é um dos mais famosos livros que compõe essa literatura racista norte-americana. Nele, o então líder da National Aliance William Luther Pierce, sob o pseudônimo Andrew Macdonald escreveu uma história na qual os Estados Unidos passariam por uma guerra racial que daria origem a um governo composto por supremacistas. Essa guerra seria iniciada com a explosão de um prédio governamental, ideia esta que inspirou no formato do atentado cometido por McVeigh e Nichols.

    Outro evento que influenciou as ações dos terroristas foi o “Cerco de Waco” realizado em 1993 contra a sede da seita Ramo Davidiano que ficava no estado do Texas. O cerco terminou no dia 19 de abril daquele ano após um incêndio e um tiroteio vitimou 66 pessoas daquela seita. McVeigh afirmou em seu julgamento que agiu para vingar a morte dos seguidores desta seita. Tanto que 19 de abril, data do incêndio foi o dia escolhido para realização do atentado. Outro evento que McVeigh alegou ter contribuído para realização de seu ato foi a ação de agentes do governo americano em Ruby Ridge, Idaho em 1992 que também vitimou pessoas. Sendo assim, McVeigh alegou ter agido em legítima defesa contra o governo norte-america entendido por ele como o grande inimigo.

    O Atentado de Oklahoma é até hoje o atentado de terrorismo doméstico que mais deixou vítimas na história dos Estados Unidos.

    O atentado

    Às 09:02 da manhã do dia 19 de abril de 1995, Timothy McVeigh e Terry Nichols enviaram um caminhão repleto de explosivos em direção ao Edifício Federal Alfred P. Murrah, no centro de Oklahoma City, estado de Oklahoma. O atentado deixou 168 mortos (19 destes eram crianças) e feriu mais de 600 pessoas. McVwigh foi quem dirigiu o caminhão até em frente ao prédio e ascendeu os explosivos enquanto Nichols foi seu cúmplice na fabricação dos explosivos utilizados no ataque.

    McVeigh e Nichols desejavam a morte de funcionários do governo norte-americano, entendido por eles como o grande inimigo, e planejaram o ataque na cidade de Oklahoma porque acreditavam que ali seria mais fácil de realizar o atentado já que o Edifício Federal Alfred P. Murrah já havia sido alvo de um ataque em 1983.

    Bombeiros resgatando vitimas do atentado de Oklahoma. Por: US FEMA – Imagem retirada de: FEMA Photo Library. Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oklahomacitybombing-fema-1567.jpg#/media/File:Oklahomacitybombing-fema-1567.jpg

    Os autores


    Timothy McVeigh, retrato falado e foto oficial no FBI. Imagem retirada de: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/99/Aa_McVeigh_sketch_and_pic.jpg

    Timothy McVeigh e Terry Nichols eram dois veteranos do exército e supremacistas brancos que, inspirados em uma literatura supremacista branca, explodiram um prédio governamental na cidade de Oklahoma. McVeigh foi o principal autor do atentado tendo dirigido o caminhão até em frente ao prédio e ascendido os explosivos enquanto Nichols foi o seu cúmplice na fabricação dos explosivos utilizados no atentado. Após o atentado McVeig foi condenado à morte enquanto Nichols recebeu diversas penas de prisão perpétua. O julgamento de ambos aconteceu em 1997, dois anos após o atentado e McVeig foi executado por injeção letal em 2001. Seu corpo foi cremado e as cinzas enviadas para um local desconhecido com o intuito de evitar que ele se tornasse um mártir para os grupos supremacistas. Já Nichols continua preso em uma penitenciária no estado do Colorado, EUA.

    Consequências

    Foram 168 mortos, mais de 600 feridos. O raio de destruição causado pela bomba foi gigantesco destruindo um terço do Edifício Federal Alfred P. Murrah e causando efeitos em um raio de dezenas de quilômetros do local de impacto. Este é até hoje o maior atentado de terrorismo doméstico na história dos Estados Unidos e o segundo maior atentado terrorista da história norte-americana atrás somente do 11 de setembro.

    Diego Leonardo Santana Silva
    Doutorando em História Comparada Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

    Referências Bibliográficas:

    BELEW, Kathleen. Bring the War Home – The White Power Movement and Paramilitary America. Editora Harvard University Press, 2018.

    HOBSBAWM, Eric. As décadas de crise. In: ________. A Era dos Extremos. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 393-420.

    MICHEL, Lou; HERBECK, Dan. American Terrorist: Timothy McVeigh and the Oklahoma City Bombing. Editora Harper, 2001.

    Sobre as Imagem:

    Timothy McVeigh, retrato falado e foto oficial no FBI. Imagem retirada de: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/99/Aa_McVeigh_sketch_and_pic.jpg. Acesso em 28/02/2021.

    Destroços do Edifício Federal Alfred P. Murrah, no centro de Oklahoma City, estado de Oklahoma. Imagem retirada de: https://abcnews.go.com/US/oklahoma-city-bombing-25-years-picture-pain/story?id=70220285. Acesso em 28/02/2021.

    Bombeiros resgatando vitimas do atentado de Oklahoma. Por: US FEMA – Imagem retirada de: FEMA Photo Library. Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oklahomacitybombing-fema-1567.jpg#/media/File:Oklahomacitybombing-fema-1567.jpg

    Notícias sobre o atentado:

    https://www.splcenter.org/news/2020/04/17/25-years-later-oklahoma-city-bombing-still-inspires-antigovernment-extremists

    https://www.dw.com/pt-br/1995-atentado-a-bomba-em-oklahoma/a-800855

    https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/4/14/mundo/12.html

    https://www.fbi.gov/history/famous-cases/oklahoma-city-bombing

    https://abcnews.go.com/US/oklahoma-city-bombing-25-years-picture-pain/story?id=70220285

    https://www.terra.com.br/noticias/especial/terrorismo/koresh.htm

    https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1006200108.htm

    Filmografia:

    OKLAHOMA CITY. Direção Barak Goodman. Estados Unidos. 2017, 1 DVD (1h e 42 min).

    Como Citar?

    SILVA, Diego L.S. Atentado de Oklahoma. In: ENTEMPO: Enciclopédia Eletrônica da Intolerância, dos Extremismos e das Ditaduras no Tempo Presente. Sergipe: Getempo, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.getempo.org/2021/03/02/atentado-de-oklahoma/> . Acesso em: . Dossiê da ENTEMPO.